O PLAGIO SIMULADO

O plágio simulado ocorre quando o estudante copia um trecho, parafraseado ou não, de uma obra de terceiro.

Video explicativo do Plágio Simulado

Ou seja, suponhamos que o aluno está utilizando como fonte a obra de Manoel Bezerra (2012), e, nesta obra, existe a citação de um segundo autor, neste exemplo: Machado de Assis, estando a citação na obra de Bezerra transcrita desta forma:

EXEMPLO DE PLÁGIO SIMULADO

"Não tive filhos não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria" (ASSIS, 1881).

Neste exemplo o parágrafo foi copiado do trabalho de Bezerra mas somente Machado de Assis foi indicado como fonte primária da informação.

SOLUÇÕES PARA O PLÁGIO SIMULADO

SOLUÇÃO 1 para este tipo de plagio

Quando este parágrafo for inserido no trabalho do aluno, o mesmo deve tomar o cuidado de referenciar os 2 autores, tanto Bezerra, quanto Machado de Assis, citado por Bezerra. Desta forma, o trecho copiado deverá ficar desta forma:

"Não tive filhos não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria" (ASSIS, 1881 apud BEZERRA, 2012).

O termo apud significa: citado por. Neste caso, Assis citado por Bezerra. Se a referência feita no trabalho não tiver o "apud BEZERRA", sendo somente transcrito o trecho e indicada sua fonte principal, mesmo que esta conste das referências bibliográficas dotrabalho (a qual, neste caso, deve ter sido retirado das referências bibliográficas de Bezerra), pode também ser considerada plágio.

"Não tive filhos não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria" (ASSIS, 1881 apud BEZERRA, 2012).

SOLUÇÃO 2 para o plagio simulado

Pode-se, ainda, parafrasear (reescrever) esta frase. Este é um recurso que não deve ser muito empregado neste tipo de situação, por aumentar o risco. Mas, caso o parágrafo fonte seja uma citação direta, pode-se eventualmente usar esse recurso.

Caso seja copiado somente 1 parágrafo, pode-se deixa-lo como citação direta.

Caso sejam diversos parágrafos do autor primário, neste caso, Assis, procurar parafrasear todos os parágrafos.

Motivo: Caso os parágrafos sejam mantidos como no original (de Bezerra), um software detector de plágio, indicará todos esses parágrafos como vindos deste trabalho, o que facilmente caracterizará o plágio.