O PLÁGIO DE ALTA DENSIDADE AMPLO

Muitas vezes o aluno pesquisa em poucas fontes e acaba utilizando uma delas em excesso no trabalho, causando o plágio.

Neste caso, um capítulo (por exemplo) é construído com um autor predominante, e poucos comentários do acadêmico ou pouca alternância com autores externos. Existindo uma densidade excessiva de um mesmo autor no trabalho acadêmico ou capítulo do mesmo.

Video explicativo do Plágio de Alta Densidade Amplo

Exemplo do Plágio de Alta Densidade Amplo

Parágrafo 1 (JOÃO, 2011)

Parágrafo 2 (JOÃO, 2011)

Parágrafo 3 (autor do trabalho)

Parágrafo 4 (JOÃO, 2011)

Parágrafo 5 (JOÃO, 2011)

Parágrafo 6 (MANOEL, 2011)

Parágrafo 7 (JOÃO, 2011)

Parágrafo 8 (JOÃO, 2011) 

Neste caso, praticamente todo o capítulo foi construído sobre a ideia de João, caracterizando que o assunto não tinha muitos autores ou que o autor do trabalho não pesquisou muito bem o assunto, para desenvolvê-lo corretamente.

Esse fato é claramente interpretado por programas de análise de plágio, os quais indicarão alta densidade de uma única fonte.

Soluções para este tipo de Plágio

  • Pesquisar mais autores para fundamentar melhor o tema, alternando as citações e reduzindo o excesso de parágrafos sequenciais vindos do mesmo autor.
  • Mudar ou mesmo eliminar o tópico que está sendo desenvolvido, caso não existam outras fontes para fundamentá-lo, a não ser que o professor/orientador aprove sua permanência por falta de outras fontes.

Neste caso, é recomendado que os parágrafos sejam parafraseados para evitar que softwares anti plagio plágio considerem excessiva a densidade de uso de uma fonte específica, o que, poderá causar a não liberação do trabalho por ocorrência de plágio.